PRONUNCIAMENTO DE MARGARIDA DRUMOND DE ASSIS AO DEIXAR A PRESIDÊNCIA DA AJEB/DF
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E ESCRITORAS DO BRASIL - AJEB, COORDENADORIA DISTRITO FEDERAL (AJEB/DF) - PRESIDENTE COORDENADORA: MARGARIDA DRUMOND DE ASSIS 15 DEZ. 2021 – BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA – DF
------------
Boa noite a todos vocês, boa noite às queridas Ajebianas e membros honorários, parceiros da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria Distrito Federal, entidade que tive a alegria de presidir durante estes últimos três anos, desde a sua reinstalação em 26 de outubro de 2018, sejam todos bem-vindos, vocês que nos honram com suas presenças nesta data memorável.
É uma alegria termos a oportunidade deste encontro, passado aquele difícil período da pandemia do novo coronavírus, quando sequer podíamos nos ver mais de perto, e hoje o temos ainda mantendo os devidos cuidados.
Era fev de 2018, eu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ao lado de várias amigas , amigos escritores pertencentes à Rede Sem Fronteiras , presidente Dyandreia Portugal, quando recebi o convite, na pessoa da querida escritora professora e amiga há muitos anos, Dinorá Couto Cançado, para a instalar aqui no Distrito Federal a AJEB. Foi um susto inicial, pois seria uma responsabilidade muito grande, e eu sempre envolvida, graças a Deus, com muitos projetos, principalmente escrevendo livros. Mas corajosamente aceitei o desafio; na mesma hora ela me levou à Dyandreia que pedira a ela tal indicação, e Dyandreia me apresentou imediatamente à Maria Odila Menezes de Souza, então Presidente da AJEB Nacional. Prometi que iria fazer o solicitado no 2º semestre, tantos eram os compromissos no primeiro. Fato é que em setembro daquele ano, reuníamos um grupo de amigas escritoras e jornalistas. Que alegria ver o pronto Sim de companheiras de tantos anos e também de novas mulheres que ali se encontravam prontas para conhecer a AJEB e ouvir o que eu tinha a lhes dizer. Em 26 de outubro seguinte, nos encontrávamos no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, do qual sou associada, fazendo a instalação da AJEB. Bom, na verdade reinstalação porque, no encontro inicial, em setembro, e depois também em outubro, a amiga escritora Nina Tubino falou que a AJEB já existira no DF, era uma das Associadas. Então, a Coordenadoria da entidade, aqui, estava adormecida.
Reinstalada a AJEB/DF, conseguimos, com apoio da parceira querida, Vice-presidente Meireluce Fernandes da Silva, sempre pronta a ajudar no que preciso fosse, também com apoio e trabalho de outras ajebianas, principalmente das queridas Tânia, Dinorá, Lourdinha, antes também Basilina, o Membro Honorário Brito, e em seguida Almerinda, Adriana, Rita, Cássia, dona Jozira, Ray e outras, a AJEB/DF foi num crescendo.
Hoje, passados três anos de atividades, tanto fizemos, conforme poderão perceber ao longo deste evento e principalmente no livro AJEB/DF MEMÓRIAS – 3º aniversário, hoje a ser lançado. Tivemos palestras diversas entre nós e com convidados; participamos da celebração dos 59 anos de Brasília; preparamos tudo para celebrar os 50 anos da AJEB, e com a participação da Secretaria de Estado de Cultura; subitamente, veio a pandemia e cancelamos o evento; depois, aos 51 anos da AJEB, nos unimos com a AJEB AMAZONAS, presidente Kátia Colares, para homenagem, inclusive ao poeta e escritor Thiago de Melo, então completando 95 anos de vida; fizemos a 1ª coletânea com participação de mais de 30 escritoras da AJEB, “A vida é feita de histórias”; hoje lançamos a 2ª Coletânea, intitulada “Novos tempos, novas perspectivas”, com lindos e ricos textos que apresentam reflexões sobre a situação vivida há quase dois anos com a pandemia; e trazem entretenimento na leitura. Foram várias as realizações... ah, e tivemos não faz muito tempo, participação na 91ª feira do livro de Lisboa – 2021, a partir de convite da Rede Sem Fronteiras.
É muito bom recordar tudo isso e ver que, em tudo, juntas, nós conseguimos pôr em prática o lema “A perenidade do pensamento pela palavra”, confirmando também nossa prática no cumprimento dos objetivos da AJEB, entre outros, o de estreitamento de laços, aprofundamento de conhecimentos e participação da mulher com mais voz e vez.
Por tudo isso e tanto mais aqui não proclamado, muito obrigada. Nosso reconhecimento aos apoiadores da AJEB/DF, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF; Associação Nacional de Escritores; Secretaria de Cultura, sempre nos liberando a Biblioteca para encontros e eventos; a Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, inclusive hoje ajudando-nos na cobertura fotográfica deste evento; o Coral alegria – regente Ana Boccucci; a Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, presidente Dinorá Couto Cançado, e Biblioteca Braille Dorina Nowill, sede do nosso acervo; a Câmara Legislativa do Distrito Federal, dentre outros. Já imaginaram quantas pessoas e entidades?! Assim mesmo é que deve ser, todos juntos para um bem maior.
Finalizo, cumprimentando a amiga Tânia Gomes que hoje assume a Presidência da AJEB/DF, certa de que continuará o trabalho que fizemos até aqui e fará muito mais, principalmente quando agora temos efetivado conosco, o ator Kizio Makicélio, amigo que tanto nos prestigiou com suas performances, bem como a saudosa Sandra Schnyder que já nos acompanhava, atriz e cantora que ela era, nas reuniões preparatórias, cantando e atuando. Hoje, a homenageamos in memoriam. Também a minha querida amiga que logo convidada, aceitou ser Vice-presidente comigo e agora continuará com Tânia, a escritora e amiga Meireluce Fernandes; a escritora Nina Tubino, Membro Honorária, tão querida e que tanto nos prestigia e ajuda.
Amiga, amigos, a minha gratidão a todos vocês. Se nós conseguimos reerguer a AJEB/DF, o fizemos juntas, unidas. É bom ter amigas e amigos como vocês que participam da minha caminhada e da caminhada da AJEB/DF.
Sintam-se, incluídos aqui, todos os que nos ajudaram. Muito obrigada.
Presidente da AJEB DF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário