13 nov. 2019, última palestra do ano. Fala-nos a bibliotecária e escritora Cleide Soares
"O PODER DA MULHER PARA A LEITURA"
LOCAL: Parlamundi - LBV
PROTAGONISMO DA MULHER NA LEITURA É TEMA DE PALESTRA NA AJEB/DF, NESTA QUARTA-FEIRA
Cleide Soares, bibliotecária, ativista pelos direitos universais de acesso à leitura e à informação, integrante da AJEB-DF, apresentará a palestra "O poder da Mulher para a Leitura" destacando o protagonismo das mulheres na literatura, no incentivo à leitura, na promoção do acesso ao livro e na participação educacional. As mulheres, como primeiras referências de leitura em diferentes contextos.
Cleide Soares é escritora, bibliotecária na Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora mundial do movimento internacional Grito do Livro: Viva a Leitura! que articula políticas de inclusão da leitura em áreas de extrema pobreza, conflitos sociais e em situação pós-guerra. Dentre outras atividades, no Distrito Federal e fora, Cleide implantou milhares de bibliotecas no Brasil e formou agentes de leitura em vários países. Seu Manifesto pelos Direitos Universais de Acesso à Leitura e à Informação está em circulação e busca integrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
É de mulheres do perfil de Cleide Soares que se compõe a AJEB, fundada em Curitiba/PR, em 1970, há duas gestões presidida, nacionalmente, pela escritora Profª. Maria Odila Menezes de Souza, tendo Coordenadorias diversas. Além do Distrito Federal, a Associação está presente em SC, PR, RS, GO, AM, CE, PE, MA, MT, PI, AC, PA, MG, SP e RJ. As ajebianas buscam se fortalecer, em suas áreas e mais fazer pela mulher para que, então, cada uma mais se realize pessoal e profissionalmente.
No período de 6 a 8 de abril de 2020, a AJEB terá o seu Jubileu de Ouro, e o mesmo se dará durante o 3o Encontro Nacional de Ajebianas, nesta Capital, em sintonia com a programação dos 60 anos de Brasília, sendo a AJEB/DF, organizadora anfitriã do evento, sob a Presidência e coordenação da jornalista e escritora, Profª. Margarida Drumond de Assis, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF e da Câmara Legislativa.
|
SERVIÇO
|
|









Nenhum comentário:
Postar um comentário